RSS

Receita de Pão de triguilho

Ingredientes:

2 tabletes de fermento biológico (30g)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo ? pode ser açúcar branco
1 ovo ligeiramente batido
1/2 (xícara) chá de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de sal ? ou a gosto
7 xícaras (chá) de farinha de trigo ? no máximo
1 xícara (chá) de triguilho (trigo para kibe)
2 xícaras (chá) de água quente

Para pincelar

1 ovo ligeiramente batido
Triguilho


Modo de fazer

Em um recipiente grande misture o triguilho e a água quente e deixe até esfriar.
A parte dissolva o fermente no leite ligeiramente morno e junte ao triguilho hidratado. Junte também a manteiga, o ovo, o açúcar, a manteiga, o sal, misture bem. Acrescente cerca de 4 xícaras de farinha de trigo e mexa com uma colher ou espátula.
Passe a massa para a mesa e comece a trabalhar a massa com a mão em movimentos de ir e vir empurre a massa para cima com os dedos e puxe a para baixo como se estivesse rasgando-a. Faça isso por uns 10 minutos ou ate que a massa mude a coloração e fique com aspecto rendado. Acrescente o restante da farinha sempre aos poucos - provavelmente você não usará toda a farinha pedida na receita ? Sove a massa por uns 15 a 20 minutos ou até que ela fique bem elástica. Divida-a em duas partes e forme duas bolas com elas, unte-as com óleo e deixe que cresçam em lugar abrigado até que dobrem o volume.
Após o tempo de crescimento, vire as bolas de massa sobre a bancada e abaixe-as amassando com a mão. Com uma faca divida cada uma em duas partes e forme quatro cilindros. Forme dois pães trançando os cilindros de massa. Aperte bem as pontas para que não se soltem ao assar. Passe os pães para assadeiras untadas e polvilhadas com fubá e triguilho. Pincele os pães com o ovo ligeiramente batido e polvilhe-os com triguilho. Aguarde que cresçam novamente.
Aqueça o forno com uns 15 ou 20 minutos de antecedência. Coloque as assadeiras com os pães e asse até que fique bem dourados. Para saber se já estão assados bata neles com os dedos você deverá ouvir um som oco. Retire os pães e deixe que esfriem sobre uma grade.

-Rende 2 pães grandes


Observações dessa cozinha
-Se preferir ao invés de modelar os pães em formato de trança, divida a massa, forme 2 rolos e asse em formas próprias para pães.

-Use medidas padronizadas, xícaras de 240 ml
Digite seu email e confirme na C.Postal:
As melhores receitas em sua casa

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

 
BlogBlogs.Com.Br